Informação aos Pais/ Encarregados de Educação

Estimados Pais e/ou Encarregados de Educação
Esperamos que todos estejam bem e bem estejam todos os familiares.
A situação que vivemos de combate acérrimo à COVID19 obrigou a que terminássemos o 2.º período com as Escolas encerradas e com as nossas Crianças e Alunos em casa.
Foi uma situação inesperada, de recurso, que nos lançou para um paradigma de educação e ensino diferentes e que obrigou a aprendizagens amplas e rápidas que ninguém esperava.

Pelo que nos foi possível entender, verificou-se uma rápida e surpreendente adaptação às circunstâncias por todos os envolvidos – alunos, pais e familiares, docentes!

Não podemos deixar de realçar e elogiar o salutar empenho de todos que, com esforço, alteração de rotinas, capacidade de adaptação e aprendizagem no uso das tecnologias, contribuíram para que o sistema educativo e escolar pudesse concretizar grandemente os seus objetivos e concluir o 2.º período com avaliações finais formalizadas.

O 3.º período vai agora iniciar-se com esta “escola” onde todos vamos continuar a ter que assumir funções, tarefas e adaptabilidade para que consigamos contribuir, tão eficazmente quanto possível para o desenvolvimento físico e psíquico de quem é o centro do sistema educativo: as crianças da Educação pré-Escolar /EPE e os Alunos do Ensino Básico/EB.

Os docentes, cada dia mais integrados na modalidade de Ensino a Distância /E@D, vão desenvolvendo procedimentos cada vez mais eficazes para que os conteúdos sejam assimilados. Para tal vão recorrer a plataformas e ferramentas diversificadas – umas nucleares para interligação institucional (EPE e EB1c – Classroom; EB2c e EB3c-Edmodo) e outros meios e canais complementares ou coadjuvantes.

 

EPE e EB1c

Para simplificar esta necessidade inerente ao E@D, foram já criados endereços eletrónicos que, além de permitirem e facilitarem que todos possam usar o “Classroom” para as comunicações referidas, recolherão as mensagens e documentação didática e pedagógica, possibilitando melhor organização do trabalho docente e discente, com a supervisão dos Encarregados de Educação.
Além de pedirmos que verifiquem assiduamente a funcionalidade dos meios de contacto, informamos que o e-mail institucional criado obedece ao seguinte: 

Designação/formato: a9999@aeviso.pt; Palavra passe: a9999.aeviso;

Nota: O acesso poderá ser efetuado através da Pagina Oficial do AEViso (www.aeviso.pt) embora se possa efetuar via www.gmail.com (neste caso obriga a inserir sempre o domínio do e-mail: @aeviso.pt 

 

EB2c e EB3c

A plataforma de comunicação que funcionará é a “Edmodo” que embora um pouco mais complexa já é do conhecimento e utilização por todos os alunos que frequentam estes ciclos, estando já criadas as condições de funcionalidade.
Pedimos aos Pais/EEs um esforço acrescido uma vez que às suas funções de educadores junta-se, neste contexto novo e anormal, as tarefas de assegurar que as orientações dos docentes chegam junto dos alunos, exigindo supervisão, monitorização e a ligação, tão assídua quanto possível.

Embora perante as adversidades múltiplas com que nos confrontados, estamos certos que o empenho de todos, no exercício das competências e funções de cada um, vai propiciar ultrapassagem de obstáculos e enfrentar os problemas com determinação para os transfigurar em oportunidades de crescimento tornando o trabalho de todos dignificante e cujos resultados queremos que beneficiem aqueles para quem estes esforços terão razão de existir – as crianças e alunos do AEViso.


Bem-hajam!

#fiquememcasa #vaificartudobem

 

 Viseu, 13 de abril de 2020

A Diretora,

Marília da Cunha Fernandes

3p