RECOLHA DE RESÍDUOS

De acordo com o Portal do Estado do Ambiente (https://rea.apambiente.pt/) no ano de 2020, foram produzidos em Portugal Continental 5,01 milhões de toneladas de resíduos urbanos, ou seja, cerca de 512 kg/hab/ano. São valores muito elevados que nos fazem pensar.

O Homem sempre produziu lixo, mas a natureza desse lixo era diferente. Antigamente não havia plásticos, embalagens, pilhas e tantas outras coisas sintéticas que não desaparecem se as enterrarmos (ou seja, não são biodegradáveis). Hoje em dia uma única pilha de lixo deixada no solo contamina-o durante mais de 50 anos.

O que podemos fazer para minimizar esta situação? Cada um de nós pode contribuir, por um lado, reduzindo a quantidade de lixo produzida adquirindo produtos concentrados o que permite um menor consumo de materiais de embalagem e, por outro lado, participando na reciclagem ao separar adequadamente os diversos resíduos. A reciclagem é um método de diminuir a quantidade de resíduos, poupando recursos naturais e energéticos.

A nossa escola cedo se aliou a este propósito, recolhendo diversos resíduos e fazendo-os chegar às indústrias recicladoras e, em alguns casos, associar-se a causas nobres. Assim, podem fazer chegar à nossa escola os seguintes resíduos:

• rolhas de cortiça;

• tampas de plástico (conversão em material ortopédico);

• pilhas e baterias (Geração Depositrão);

• óleo alimentar usado (em colaboração com a AMI);

• resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos – REEE´s (eletrodomésticos, televisões, monitores e resíduos de natureza informática) e lâmpadas (Geração Depositrão);

• tinteiros e toneres.

COLABORE!

PARTICIPE NESTAS CAMPANHAS!

TRAGA OS RESÍDUOS!

NOTA: Os resíduos devem ser entregues no depósito da Geração Depositrão

eco